História

PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CANTANHEDE

Bib Gourmand 2018-2019

Largo do Romal, 16 3060-129 Cantanhede, Portugal   

O restaurante situa-se num pequeno largo onde nasceu o fundador José Carlos Guerra. O nome da casa dá o seu tributo ao nobre D. António Luís de Menezes, o primeiro Marquês de Marialva.

José Carlos e sua esposa Armanda viveram em França durante mais de uma década. Aí aprenderam a conhecer um mundo vasto de sabores, fazendo carreira em alguns pontos gastronómicos parisienses onde se criavam os mais requintados gourmets do planeta: Quartier Latin, Champs-Élysées, Montparnasse e Saint Michel.

A cozinha francesa em todo o seu esplendor gustativo e as suas elegantes artes de mesa foram desvendadas pelo chef de table português com rigor e dedicação. O sentido da festa que os franceses dedicam aos prazeres da alimentação e a preparação minuciosa e faustosa dos banquetes foram absorvidos por José Carlos.

Regressaram a Portugal e às terras da Bairrada no pós 25 de Abril, fundando o restaurante com um objetivo que ainda hoje perdura, o de homenagear a genuína gastronomia da região. Pioneiros do seu tempo, José Carlos e Armanda investigaram os produtos locais desta rica zona gastronómica (carne de porco e os seus enchidos, bacalhau, compotas), as fórmulas de combinação de sabores (chanfanas, rojões, marinadas em vinha de alhos) e as tradições hospitaleiras da terra.

Com imaginação e criatividade, uniram o seu conhecimento à re-descoberta da terra, criando um conceito que é um marco histórico da região e do país. O restaurante está hoje a cargo da 2ª geração da família assegurando a continuidade da tradição e da identidade do projeto.